Skip to Content

Novo horizonte económico e fiscal para a indústria da tecnologia da saúde na 28ª reunião de Fenin e Esade

Fenin Esade Sanchez LlibreMais um ano, Sisemed marca presença no tradicional Encontro do Setor de Tecnologia em Saúde, organizado a cada dois anos por Fenin e Esade, e que conta com a participação dos principais players do setor de medtech em nosso país. Nesta, a sua 28ª edição, o foco foi colocado nas chaves do novo horizonte econômico e fiscal que nos ajudarão a consolidar a nossa posição na Europa.

Atualmente, 85% dos produtos das empresas do nosso setor estão sujeitos a 21% de IVA, enquanto que a aplicação de IVA reduzido, como já está disponível em França, Itália, Alemanha e Bélgica, pouparia ao Sistema Nacional de Saúde cerca de 1.000 milhões de euros. Somado ao lastro da obsolescência tecnológica do parque de equipamento médico instalado e no contexto dos fundos europeus que estão por vir, os especialistas concordam que é necessário intensificar as demandas do setor para dotar o sistema de melhor financiamento.

O novo cenário que surge após dois anos da pandemia também aponta para uma Europa mais verde e sustentável para o nosso setor e para continuar avançando na estratégia #OSDéate, que o Sisemed subscreveu.